quarta-feira, 30 de abril de 2008

Remédio...ARGTH!


Uma pitada de carinho: dicas para dar remédio às crianças!

Muitos pais novatos (e alguns experientes também) têm dúvidas sobre como dar remédios para o bebê e à criança pequena. O segredo é acreditar que a criança precisa do remédio. Ela pode sentir a dúvida em sua mente e irá resistir, não importa o que faça, a menos que você acredite que está fazendo o melhor. Seja confiante e determinada. Se não estiver convencida de que o remédio é necessário, converse com o pediatra do bebê antes de tentar, com dor no coração, fazê-lo engolir.

Dicas gerais para fazer o remédio descer

  • certifique-se que a criança esteja em um ângulo de 45 graus ao tomar qualquer remédio. Isto reduz o risco de engasgar;
  • dê remédios líquidos ao longo da lateral da boca, próximo do meio da língua. Se o remédio for direto para o centro do palato, ele irá causar náusea. Coloque comprimidos na parte de trás da língua;
  • quando possível, disfarce o gosto ruim do remédio. As melhores opções são ingeri-lo com suco de maçã, iogurte, pudim, doce de leite cremoso (para crianças maiores de dois anos) e gelatina. Para casos mais resistentes, tente pedaços de doces moles, sorvete ou calda de chocolate;
  • misturar um remédio ao suco ou leite pode ser problemático, porque uma parte significativa do remédio pode ficar no copo ou na mamadeira. Se for usar um líquido, use em pequena quantidade e certifique-se de que a criança tenha tomado tudo;
  • se preferir uma colher, use a colher de medidas, ela é mais precisa que uma colher de mesa comum. Melhor ainda, use uma colher dosadora de plástico;
  • nunca se refira ao remédio como se fosse um doce, você estará estabelecendo uma confusão perigosa. Diga a verdade;
  • nunca deixe, por qualquer motivo, uma criança menor de 12 anos tomar um remédio sem supervisão;
  • não barganhe ou suborne. Aí você passa a mensagem de que tomar remédio é uma atividade negociável quando realmente não é. Dê à criança alguma escolha como em qual xícara ou em que lugar ela quer beber, mas não deixe implícito que tem escolha sobre tomar ou não o remédio;
  • não puna uma criança que se recusa a tomar remédio. A maioria dos remédios tem gosto ruim. Lembre-se de que somos todos programados para evitar sabores amargos. Somente insista e vá em frente.
Quando a missão estiver concluída, não se esqueça do GRAAAANDE abraço e dos parabéns pelo ótimo trabalho de vocês dois!

Fonte

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Bando de sol


Muito se fala da importância do sol para o desenvolvimento e crescimento dos bebês, mas as mamães sabem o por quê desse hábito pouco lembrado por muitas famílias?

Simples. O bebê recebe da mamãe pelo leite materno a vitamina D, que fica inativa no organismo do pequeno. Para que essa vitamina se sintetize e proporcione a absorção do cálcio, o bebê precisa tomar banho de sol. São os raios solares que transformam a vitamina D inativa em ativa, conseguindo absorver melhor o cálcio, fundamental para o desenvolvimento e crescimento dos ossos.

Portanto, o banho de sol deve ser diário, ou pelo menos três vezes na semana, e iniciado aos 30 dias de vida do bebê, mas não é em qualquer horário, não! O sol tem que ser aquele da manhã, até às 10 horas, ou o da tardezinha, depois das 16 horas. Os raios solares entre dez da manhã e quatro da tarde são muito fortes e prejudiciais ao bebê.

É importante ressaltar que não se deve passar protetor solar em bebês de até seis meses de idade, pois a pele desses pequenos ainda é muito fina e sensível, podendo causar irritação e alergia.

Nos primeiros dias, o banho de sol deve durar de cinco a dez minutos, aumento gradativamente até um máximo de uma hora. O sol é para a saúde do seu filho e não para que ele fique bronzeadinho.

Trajes para o banho de sol - Outro fator importante é a roupinha que o bebê deve usar ao fazer o banho de sol. A maior parte do corpo do bebê tem que estar exposta ao sol diretamente, sem qualquer obstáculo, mesmo sendo uma roupa bem fininha. Não esqueça o chapéu para proteger o rostinho do seu bebê.

Fonte

sábado, 19 de abril de 2008

Pedro - 3 meses

Pedro completou 3 meses em 17/04, está com 62 cm e 5,860kg e por enquanto continuará mamando só leite materno.
Ele está muito esperto, muito sorridente, muito conversador e sua principal atração no momento são suas próprias mãos :)

Desenvolvimento do bebê:

Bebê de 1 mês:

No primeiro mês o seu bebê vai ter os braços dobrados e as mãos quase sempre fechadas. Vai começar a rodar a cabeça e a levantá-la durante alguns segundos quando está deitado de barriga para baixo e vai dormir grande parte do tempo. A sua visão ainda é limitada e vai fazer entre 6 a 7 refeições por dia. Ele vai mostrar-se sensível aos tons agudos em especial à sua voz. Vai sentir alegria e tranquilidade através do seu cheiro e do leite, dando pequenos gritos de satisfação quando sentir mimos e embalos. O seu bebé vai reagir às sensações positivas ou negativas acalmando-se ou chorando. E acima de tudo ele vai adorar estar ao seu colo.

Bebê de 2 meses:

É a altura de começar a espernear com força quando está deitado de costas. O seu bebê já consegue levantar a cabeça durante cerca de 10 segundos quando está deitado de barriga para baixo. Vai começar a controlar as suas ações, aprende a distinguir as formas simples e a seguir com os olhos objetos sonoros ou de cores vivas. Escuta com mais atenção as vozes suaves e sorri para toda a gente, sem distinção. Vai passar mais tempo acordado e atento a tudo o que acontece e assusta-se quando ouve barulhos estranhos. Os seus músculos começam a ficar mais fortes e começa a selecionar as coisas de que gosta.

Bebê de 3 meses:

Por esta altura o seu bebê já é capaz de abrir as mãos e agarrar um brinquedo. Deitado de barriga para baixo e apoiando-se nos braços já consegue manter a cabeça levantada durante cerca de 1 minuto. Começa o fascínio pelas mãos e tem tendência a observá-las. Fixa mais o olhar e segue o movimento com os olhos e com a cabeça. Responde à voz com sons espontâneos e torna-se muito curioso. Já só faz cerca de 5 a 6 refeições por dia e começa a ter horários mais regulares. Vai começar a sorrir ainda com mais facilidade.

Bebê de 4 meses:

Ao fim dos primeiros 4 meses o seu bebé já segura melhor a cabeça e quando colocado de barriga para baixo já se apoia totalmente com as mãos abertas. Começa a saga de levar objectos à boca. Vai tentar agarrar tudo o que lhe mostram e levá-lo à boca. Vai descobrir os pés e começa a fixar a vista diante de um espelho adaptando-a às distâncias. Começa a emitir sons fortes para chamar a atenção e responde com risos ao estímulo das brincadeiras.

Fonte

terça-feira, 15 de abril de 2008

Hora do desenho



Pedro assistindo o desenho "mucha-lucha" na tv, ele adora!!!

O Laboratório de Pesquisa sobre Infância, Imaginário e Comunicação, ligado à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), realizou o estudo “Desenho animado na TV: mitos, símbolos e metáforas” e concluiu que os desenhos podem ser eficiente instrumento pedagógico para transmitir valores éticos e morais. E mais: que eles deveriam ser incorporados ao dia-a-dia das escolas e da família para promover discussões e reflexões entre crianças e adolescentes. Afinal, inegavelmente, os desenhos animados agradam, divertem e exercem influência na vida e no comportamento de crianças e jovens, que assistem por horas a fio à programação de TV.

Fonte

Blog muito bom!

Quem me deu esse selinho foi a MAMÃE RAQUEL


Quem recebe esse selinho tem que seguir essas regrinhas :
1- Esse prêmio devemos atribuir aos blogs que gostamos e os quais visitamos regularmente e postamos comentários!
2- Ao receber o selo "é um blog bom sim senhora!!" devemos escrever um post incluindo: o nome de quem nos deu o prêmio com o respectivo link de acesso + a tag do prêmio + a indicação de outros 7 blogs.
E os blogs escolhidos são:

1.Mãe Raquel - http://raquelegarrafinha.blogspot.com/
2.Tété - http://osmilagresacontecem.blogspot.com/
3.Sofia e Pedro - http://acegonhacorderosa.blogspot.com/
4.Giovana e Lucca - http://gielucca.blogspot.com/
5.Tati e Pedro - http://donatotati.spaces.live.com/
6. Vivi e Francisco - http://www.mae-amorincondicional.blogspot.com/
7.Naty e Mady - http://natalia.eduardo.zip.net/

E muitos outros blogs................mas, como são sete, escolhi esses aí!

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Hora da soneca

Adminstrar as sonecas do bebe pode ser a chave do sucesso para bons habitos de sono. Se seu bebe tem uma soneca muito tarde no dia, pais e profissionais reconhecem que pode interferir negativamente no sono noturno – para todos!

Isso acontece provavelmente porque muito dos sonhos do bebe, ou seja, o processamento de memorias dos estimulos do dia, ocorre durante a soneca. Isso significa que sua “cesta de arquivamento” dos sonhos esta um pouco vazia para o sono da noite.

Eh entao recomendado organizar as sonecas principais no comeco da manha e tarde, e quando ela fizer a transicao para uma soneca diaria, que essa ocorra logo apos o almoco, tendo um bom espaco at’e a hora de dormir a noite.

Dessa maneira o bebe tera’ tempo de construir um novo estoque de experiencias para serem arquivados de noite.

Fonte

terça-feira, 1 de abril de 2008

Pedro conversando com a mamãe!!!



Um estudo recente, efetuado nos Estados Unidos, mostra que quanto mais tempo um bebê estiver em contato com a língua dos pais, mais depressa começa a falar. Pelo contrário, as crianças com um elevado grau de surdez ou crianças socialmente isoladas que não experimentaram qualquer tipo de linguagem, verbal ou gestual, não adquirem uma linguagem.

Para uma maior produção de leite materno - parte II

Continuando o post anterior...acho que não é refluxo, parece que o problema é mesmo que ele mama os 2 peitos e ainda quer mais. Como fica irritado e agitado às vezes vomita. Voltei a usar a TINTURA DE ALGODOEIRO e as irritações quase desaparecem, só nas 2 últimas mamadas (a noite, antes dele dormir) é que às vezes acontece (é quando tenho menos leite).

Continuo insistindo!!

Ah, comprei uma mamadeira da NUK que tem a base bem larga e arredondada (pra ver a foto da mamadeira, tem de 150 e 300 ml), imita o peito, então se precisar de complemento vou tentar ela pra ver se ele aceita.