quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Bebê sabe-tudo!


Assim que a gente engravida, tem de tomar cuidado com o que faz porque o sujeito lá dentro saca tudo. Ao responder a estímulos como o som da sua voz e o balanço da barriga quando você dança, o cérebro dele já começa a formar conexões.

Os egípcios já pensavam na vida intra-uterina, filósofos da Antigüidade falavam em inteligência fetal e é de Leonardo Da Vinci a frase “a mesma alma governa dois corpos”, sugerindo que o que a mãe faz e sente influencia na formação do bebê. Pesquisas sobre psiquismo fetal demonstram que as habilidades apresentadas pelos recém-nascidos começam a se desenvolver muito antes de nascerem.

Até a década de 1980, o útero era visto como uma caixa-forte, que isolava o feto do mundo. Acreditava-se que a seqüência e o ritmo do desenvolvimento eram determinados apenas por componentes biológicos e genéticos e o ambiente pouco interferia. Tudo isso caiu por terra com a evolução da ciência e coisas que agora nos parecem banais, como o ultra-som: já está comprovado que a partir da 20ª semana de gestação o bebê reage a estímulos auditivos. Traduzindo: é capaz de escutar e consegue reconhecer a voz da própria mãe entre as de outras mulheres. E essa capacidade não é biológica, não está inscrita nos genes. Ou seja, é aprendida.

Dizem até que é bom expor o bebê a sons de diversos idiomas, além da língua materna. Se nunca teve contato com francês, inglês, espanhol, vai-se perdendo a capacidade de distinguir os sons dessas línguas. Mas não vai pirar, hein? Não vale entrar na neura de ensinar mandarim para embrião. Socorro!

Fonte

domingo, 16 de setembro de 2007

Grávida viajando de avião!

Férias...estamos de férias no Nordeste...que delícia!!!

O segundo trimestre (entre as semanas 14 e 27) pode ser a sua melhor época para viajar. Você não tem mais enjôos, suas energias estão de volta e suas changes de um aborto espontâneo são mínimas. Você pode aproveitar o vôo para relaxar com uma boa leitura.


Como me sentir confortável?

Sentar por um longo período de tempo pode inchar, e muito, os seus pés e tornozelos e causar dormência em suas pernas. Não deixe de levantar-se para ajudar a circulação sanguínea.
Use meia-calça elástica própria para a gravidez para previnir varizes. Se possível, vista-a antes mesmo de se levantar da cama de manhã e fique com ela o dia inteiro.
Se houver assento(s) livre(s) ao seu redor, aproveite para elevar as suas pernas.
E não se esqueça de ingerir bastante água pois dentro do avião o ar é seco e você não quer terminar o seu vôo além de cansada, também desidratada.

Fonte

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Durma com uma barriga dessas


Já no comecinho da gravidez a futura mamãe, provavelmente, terá de modificar um de seus hábitos mais arraigados: a posição para dormir. Os seios ficam muito sensíveis desde os primeiros dias, o que é má notícia para as que sempre pegaram no sono de bruços. "Deitar de barriga para cima também não ajuda as que têm tendência ao ronco ou à apnéia (parada da respiração durante o sono)", diz a neurologista Rosana Cardoso Alves, presidente da Sociedade Paulista de Medicina do Sono, filha de Antônio e Conceição.

O melhor é ir se acostumando com a posição ideal para gestantes: o decúbito lateral esquerdo. Traduzindo, goste ou não, será melhor deitar-se sobre o lado esquerdo do corpo. Essa acomodação deixa livre a veia cava, que devolve o sangue da parte inferior do corpo para o coração. Conforme sua barriga vai aumentado, o útero pressiona mais e mais essa veia quando você se deita do lado direito, o que pode trazer falta de ar. "Nas grávidas com hipertensão, dormir do lado esquerdo é obrigatório", alerta o obstetra Mário.

PARA UMA NOITE TRANQÜILA

  • Durma com travesseiros extras onde sentir necessidade, como entre as pernas, sob a barriga ou atrás das costas. Existem modelos especiais para grávidas, procure em lojas de artigos para bebês.

  • Durma sobre o lado esquerdo do corpo. Caso sinta muito desconforto na coluna, vire-se por alguns segundos, mas volte à posição.

  • Atenção à temperatura do quarto. A gestante geralmente sente bem mais calor que o normal, e uma colcha a menos pode fazer muita diferença.
  • À noite, faça refeições leves. Evite carnes, alimentos de difícil digestão e aqueles que lhe dão azia.

  • Um copo de leite morno ou um chá de ervas pode ajudar você a pegar no sono mais facilmente (já que levantar para urinar é mesmo inevitável).

  • Pratique exercícios físicos durante o dia, mas somente aqueles indicados para gestantes, como hidroginástica, ioga, alongamento e caminhadas curtas.

  • Mantenha a regularidade. Dormir e acordar sempre no mesmo horário irá ajudar tanto o seu sono como, futuramente, o do bebê.
Fonte: http://revistapaisefilhos.terra.com.br/edicoes/420/reportagem.asp