quarta-feira, 25 de julho de 2007

E aí, MENINO ou MENINA?


Ontem fizemos uma ultra-sonografia, mas quando perguntamos sobre o sexo do bebê o médico disse que ainda é cedo pra ver. É bem provável que na próxima ultra, em agosto ou setembro, saberemos se é um menininho ou uma menininha.

Então fiz uma enquete aí ao lado pra saber sua opnião.

E aí, MENINO ou MENINA????

12ª semana...por fora e por dentro!

POR FORA


POR DENTRO



12ª semana

O comprimento do feto neste período é de 61mm e seu peso de 13g.
A face do bebê já tem aspecto humano. Os dedos das mãos e dos pés estão separados e as unhas continuam crescendo.

Ainda não é possível senti-lo, mas ele se movimenta bastante dentro do útero. A placenta agora é responsável pela sua nutrição.
A boca abre e fecha e pode sugar e engolir líquidos que o envolve. Seu corpo começa a produzir alguns hormônios.
Por volta dessa semana é possível em alguns casos ouvir os batimentos cardíacos do bebê em sua consulta médica.

A vontade de ir ao banheiro aumenta, já que o crescimento do útero comprime a bexiga.
Até aqui, um exame ultrassonográfico deve ter sido realizado para confirmar a idade gestacional (6ª a 12ª semana), para avaliar a viabilidade da gravidez e para medir a translucência nucal (10ª a 12ª semana).

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/gssemana/12_semana.htm

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Diz a lenda que depois dos 3 meses passa!!!

Pesquisas mostram que entre 60 e 80 % das mulheres sofrem de enjôos durante o primeiro trimestre da gravidez. Umas mais intensas que outras. Em alguns poucos casos esse mal-estar pode ser mais forte e atravessar o segundo trimestre também e, se a mulher estiver perdendo peso por não conseguir comer ou não conseguir manter nada dentro do estômago, ela deve procurar um médico para ser examinada. Todo esse enjôo e mal-estar significam que o seu corpo está tornando o ambiente mais receptível para o feto. E é um fato que, as mulheres que passam por essa experiência têm menos riscos de terem um aborto natural.


Fonte: http://www.clinicaarthemysa.com.br/fiquesabendo_08.htm

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Continua crescendo...11ª semana!


A medida do feto pode variar e chegar até 60mm e pesar 8g.
Sua cabeça é metade do corpo, pois o cérebro cresce rápido.

O intestino já é capaz de realizar movimentos peristálticos (pequenas contrações naturais). Nascem folículos de pêlo sobre a pele, assim como as unhas. É possível observar estômago e bexiga.

A mamãe pode sentir mais calor nessa fase. Há um aumento do volume de sangue no corpo que também provoca crescimento mais rápido de unhas e cabelos.

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/gssemana/11_semana.htm

domingo, 15 de julho de 2007

Reflexão : Um artigo de domingo


DE ONDE VIRÁ O GRITO?
Por Luciano Pires (Jornalista e Cartunista)

Num texto anterior introduzi o conceito de "Ressentimentos Passivos". Para relembrar, lá vai um trecho:


"Você também é mais um (ou uma) dos que preenchem seu tempo com ressentimentos passivos? Conhece gente assim? Pois é. O Brasil tem milhões de brasileiros que gastam sua energia distribuindo ressentimentos passivos. Olham o escândalo na televisão e exclamam " que horror". Sabem do roubo do político e falam "que vergonha". Vêem a fila de aposentados ao sol e comentam "que absurdo ".

Assistem a uma quase pornografia no programa dominical de televisão e dizem "que baixaria". Assustam-se com os ataques dos criminosos e choram " que medo". E pronto! Pois acho que precisamos de uma transição "neste país". Do ressentimento passivo à participação ativa.".


Pois recentemente estive em Recife e em Porto Alegre , onde pude apreciar atitudes com as quais não estou acostumado, paulista/paulistano que sou. Em Recife, naquele centro antigo, história por todos os lados. A cultura pernambucana explícita nos out-doors, nos eventos, vestimentas, lojas de artesanato, livrarias. Um regionalismo que simplesmente não existe na São Paulo que, sendo de todos, não é de ninguém.


No Rio Grande do Sul, palestrando num evento do Sindirádio, uma surpresa. Abriram com o Hino Nacional. Todos em pé, cantando. Em seguida, o apresentador anunciou o Hino do Estado do Rio Grande do Sul. Fiquei curioso. Como seria o hino? Começa a tocar e, para minha surpresa, todo mundo cantando a letra!
"Como a aurora precursora / do farol da divindade, / foi o vinte de setembro / o precursor da liberdade"

Em seguida um casal, sentado do meu lado, prepara um chimarrão. Com garrafa de água quente e tudo. E oferece aos que estão em volta. Durante o evento, a cuia passa de mão em mão, até para mim eles oferecem. E eu fico pasmo. Todos colocando a boca na bomba, mesmo pessoas que não se conhecem. Aquilo cria um espírito de comunidade ao qual eu, paulista, não estou acostumado.


Desde que saí de Bauru, nos anos setenta, não sei mais o que é "comunidade". Fiquei imaginando quem é que sabe cantar o hino de São Paulo. Aliás, você sabia que São Paulo tem hino? Pois é... Foi então que me deu um estalo. Sabe como é que os "ressentimentos passivos" se transformarão em participação ativa? De onde virá o grito de "basta" contra os escândalos, a corrupção e o deboche que tomaram conta do Brasil? De São Paulo é que não será.

Esse grito exige consciência coletiva, algo que há muito não existe em São Paulo. Os paulistas perderam a capacidade de mobilização. Não têm mais interesse por sair às ruas contra a corrupção. São Paulo é um grande campo de refugiados, sem personalidade, sem cultura própria, sem "liga". Cada um por si e o todo que se dane. E isso é até compreensível numa cidade com 12 milhões de habitantes.
Penso que o grito - se vier - só poderá partir das comunidades que ainda têm essa "liga".

A mesma que eu vi em Recife e em Porto Alegre. Algo me diz que mais uma vez os gaúchos é que levantarão a bandeira. Ou talvez os Pernambucanos. Que buscarão em suas raízes a indignação que não se encontra mais em São Paulo.
Que venham, pois. Com orgulho me juntarei a eles.

Este artigo é de autoria de Luciano Pires (
www.lucianopires.com.br ) e está liberado para utilização em qualquer meio, contanto que seja citado o autor e não haja alteração em seu conteúdo

sábado, 14 de julho de 2007

Sobre nutrição (que vem do além mar)

Uma boa alimentação é indispensável para uma gravidez saudável
- As mulheres grávidas devem ingerir uma dieta que forneça a energia e os nutrientes necessários ao desenvolvimento harmonioso do feto respondendo, igualmente, às necessidades nutricionais da mãe. No fundo, e como para toda a gente, uma dieta equilibrada e variada, adaptada à situação, com um pequeno aumento da ingestão calórica na ordem das 300 calorias (Kcal) por dia.

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Comendo fora


Afinal, as grávidas não podem se privar dos almoços de negócios ou fim de semana romântico com o marido.

A coordenadora de nutrição clínica do Hospital Albert Einstein, Ariane N. Severine, afirma que a maioria das gestantes necessita de 300 calorias a mais do que a quantidade comum para uma mulher que não esteja grávida. “Isso, é claro, não significa que todas as grávidas devem sair comendo em demasia. Esse excedente calórico é para mulheres que estejam no peso ideal ao engravidar”, diz.

Dicas da doutora Ariene Severine, do Einstein, são:

  • Evite o couvert, pois é muito calórico e possui excesso de gordura.
  • Escolha saladas sem batata e prefira molhos à base de iogurte, aceto balsâmico, shoyo e mostarda. Os molhos à base de maionese, como o rose, são calóricos. Atenção ao azeite, embora seja um gordura de boa qualidade, uma colher de chá possui 45 calorias.
  • Evite preparações gratinadas e ao creme.
  • Nas sobremesas, faça opção pela fruta.
  • Na churrascaria, prefira as carnes magras como baby beef, alcatra, coxão mole, lagarto, lombo sem gordura, frango e peixes. Evite petiscos à base de frituras e nas saladas não escolha em excesso queijos amarelos.
  • Na cantina italiana, prefira massas sem recheio ou recheios leves como ricota e verduras (espinafre). Ao escolher o molho, opte pelo de tomate no lugar do branco.
  • No restaurante self-service, atenção ao peso do prato. Evite ultrapassar 400 a 500g. Inicie a refeição com as saladas. Escolha somente uma prato principal. Evite frituras e prefira carnes sem gordura aparente e sem pele.
  • Na pizzaria, prefira recheios simples sem muitos ingredientes. A boa pedida é uma fatia de pizza de mussarela.
  • No escritório, troque as bolachas, chocolates e balas por frutas secas (damasco, banana seca, mix de frutas secas), iogurtes light, barra de cereal, frutas.
  • Nas festas, não saia com fome, procure comer uma fruta ou uma barra de cereal ou iogurte light. Em relação aos salgadinhos, se possível, prefira os assados aos fritos.
  • Na praia, uma boa opção é a água de coco, as frutas e os picolés de frutas como o de limão e maracujá.
Fonte

terça-feira, 10 de julho de 2007

O que os pais devem evitar nos quartos?


Ingrid: Não colocar muitos bichinhos de pelúcia, pois eles podem trazer alergias aos bebês.O piso também é um fator muito importante no quarto.O mais recomendável é o piso vinílico e o laminado, pois os dois são de fácil limpeza,antialérgicos e térmicos, tornando o quarto aconchegante.

Márcia: Devem se preocupar em não usar cores que façam o ambiente parecer pequeno demais, carregado de informações. Devem evitar cores fortes, que deixam o bebê agitado, além de objetos que possam causar riscos para a saúde, como alergias e intoxicações.

Outras dicas AQUI

Cuidados especiais

Infecção urinária na gravidez - Uma das alterações mais comuns que acometem a mulher durante a gestação é a infecção urinária, que atinge de 10 a 20% das gestantes. As mamães devem ficar atentas ao primeiro trimestre da gestação, período que normalmente aparecem os sintomas dessa alteração. A disfunção ocorre por razões explicáveis: a presença de glicose na urina da mulher grávida aumenta devido às alterações hormonais que ocorrem nesse período, deixando a uretra um ambiente mais propício à proliferação de bactérias...
Continua AQUI

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Quarto do bebê


Desde o momento que a gravidez é anunciada, parentes e amigos bombardeiam os pais com duas perguntas: vocês já escolheram os nomes? e Como será o quarto do bebê? A futura mamãe já pode começar a pensar no projeto do quarto do bebê. Conferir lojas ou revistas especializadas podem ajudá-la com dicas desde decoração, cores e temas, quais móveis necessários até sobre segurança dentro do quarto e o que pode provocar alergias.

10 ª semana - Minha Gravidez Semana a Semana

Começa o período fetal. O embrião agora é chamado de feto. Seu comprimento varia de 30 a 42mm e seu peso aproximado é de 5g. Cerca de 250 mil novos neurônios são produzidos a cada minuto. O coração está pronto. Os olhos deslocam-se para frente e os dedos começam a separação. Já se passou a fase crítica de malformações congênitas, mas fique sempre atenta, pois drogas e raio-X ainda atrapalham o desenvolvimento do feto. Através da ultra-sonografia já é possível medir a translucência nucal que pode afastar o diagnóstico de Síndrome de Down. O corpo da mamãe está mais redondo, a glândula tireóide está maior devido ao aumento de hormônios. Isso provoca sensibilidade, irritação e choro fáceis. Por outro lado, o mal estar como os enjôos e azia diminuem.
fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/gssemana/10_semana.htm

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Gravidez e Personal Training


Grávidas que se exercitam pelo menos 30 minutos na maior parte dos dias, otimizam a sua condição cardiovascular e a sua saúde mental. Está demonstrado através de pesquisas recentes que a participação regular em exercícios físicos por parte das grávidas, pode melhorar a condição física das mães, restringir o ganho de peso sem comprometer o crescimento do bebé e ainda facilitar a recuperação pós-parto. Quando possível, o exercício nesta fase deve ser orientado por um profissional de motricidade humana com competência na área da Gravidez e Saúde de forma a maximizar o benefício obtido. Planejamento

Autor: Rodrigo Ruivo - Coordenador Desportivo do Club Clínica das Conchas; Licenciado em Educação Física pela FMH; Diplomado pelo ACSM; Personal Trainer ; www.clinicadasconchas.pt

Pré-natal

Chama-se pré-natal o acompanhamento de saúde da gestante que o obstetra faz desde os primeiros dias da gravidez até o momento do parto. Como a futura mamãe passa por alterações físicas e emocionais, nesse período, é importante que cuide de si mesma e do seu futuro bebê sob a orientação de um médico.

Consultas ao médico

Logo que se confirma a gravidez, a mulher deve iniciar seu pré-natal, pois, assim, compreenderá melhor o que se passa com seu corpo e ficará mais tranqüila. Na primeira consulta, o médico fará um exame clínico completo, inclusive avaliação ginecológica, e solicitará exames de laboratório. Recomendará dieta alimentar adequada e pedirá que a futura mamãe volte regularmente para acompanhamento do desenvolvimento do bebê. O intervalo entre as consultas deve ser de, no máximo, cinco semanas. No último mês, esse intervalo deverá ser semanal.

Exames de laboratório

Todos os exames solicitados pelo médico têm a finalidade de detectar algum problema materno que possa afetar a saúde do bebê. São eles:

Hemograma - para pesquisa de anemia
Teste ELISA - para pesquisa de AIDS
VDL - para pesquisa de sífilis
Exame de grupo sangüíneo e fator RH
Papanicolaou - para análise do colo do útero
Pesquisa de rubéola e toxoplasmose
Glicemia de jejum pós - para pesquisa de açúcar no sangue
Exame de urina e urocultura - para pesquisa de infecção urinária e perda de proteína na urina
Exame de fezes - para pesquisa de verminose
Ultra-som - para avaliação do número de semanas da gestação e estado do feto. A partir do quarto mês de gestação, a ultra-sonografia consegue mostrar o sexo do bebê. Esse exame deve ser repetido mais vezes para que o médico possa acompanhar o desenvolvimento do feto.

Orientações médicas para a gestante

Ao longo dos nove meses de gestação, o obstetra orientará sua cliente sobre:

Condições físicas - De acordo com os exames clínicos e exames de laboratório, medicamento s convenientes. Nenhuma mulher deve auto-medicar. (Em caso de dores de cabeça ou gripe, deve telefonar para o seu médico).
Necessidade de vitaminas - Receitará suplementos vitamínicos que contribuirão para a saúde do bebê.
Dieta alimentar - Esclarecerá a gestante sobre dieta balanceada, de modo a manter o peso ideal.
Consumo de café, cigarros e álcool - Explicará os motivos da proibição de cafeína, fumo e bebidas, que podem prejudicar o bebê.
Combate ao estresse - Recomendará técnicas de relaxamento e cursos preparatórios para o parto natural.
Exercícios físicos - Aconselhará determinados tipos de ginástica e algumas atividades seguras, como caminhada e natação.
Preparo para o aleitamento e cuidados com a pele - Indicará cremes especiais para prevenir estrias no abdome e fortalecer o bico dos seios.

SINAIS DE ALERTA - Em caso de emergência, como crises de pressão alta, cólicas, perda de sangue, dores lombares ou trabalho de parto prematuro, é preciso telefonar imediatamente para o médico.

Recomendações

Toda gestante deve:

1. Organizar uma pasta com todos os exames de laboratório em ordem cronológica.
2. Guardar, em ordem, as receitas médicas, para seu próprio controle, no caso de precisar ser atendida por outro médico ·
3. Ter, sempre, à mão o seu cartão de acompanhamento pré-natal, preenchido com todos os dados.
4. Seguir, rigorosamente, a orientação médica.
5. Não faltar às consultas e exames marcados.

Associação Paulista de Medicina

terça-feira, 3 de julho de 2007

Amamentação


O bebê que mama ao seio exercita, de forma excelente, sua musculatura maxilo-facial. Isto propicia uma estrutura mandibular perfeita e uma arcada dentária bem organizada . Ele terá dentes mais saudáveis e - se quase não comer açúcar - sem cáries!! Sim é possível! Oba!

Além disso, ele exercita também sua paciência, pois muitas vezes o leite materno demora alguns segundos para "descer", ou seja, para percorrer os condutores até chegar ao bico do seio e, finalmente, à boca do bebê.

Mas o mais interessante é que este exercício faz do bebê um perseverante. O registro que fica para o bebê que mama ao seio é que ele tem que se esforçar para conseguir o que precisa. E o melhor: se se esforçar devidamente, ele consegue! Esta criança aprende que é capaz de conseguir o que quer, aprende que a vida corresponde de forma positiva ao que é legítimo e merecido.

O bebê que mama na mamadeira não exercita devidamente sua musculatura maxilo-facial. Além disso, o leite chega fácil e imediatamente à sua boca. Com certeza, este bebê tem uma experiência bem diferente - e muito menos rica - da experiência de um bebê consumidor de leite materno.

Este é mais um dos inúmeros motivos pelos quais dar o seio é infinitamente melhor do que dar mamadeira.

Pense nisso.

Fonte

9 semanas de amor!

Hoje, dia 03 de julho, fizemos a 1ª ultra-sonografia!!!!. O bebezinho é LINDOOOOOO e já tem 3,2 cm!! Deu pra ouvir o coraçãozinho, é a coisa mais emocionante do mundo!!! Não deu pra medir exatamente a freqüência cardíaca porque o bebê se mexia bastante, mas ficou em torno de 160 bpm. Ahhh, e pros que apostavam em gêmeos...não foi dessa vez, é um bebê só :)

Imagem: Foto do baby!

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Bebê mal compreendido

"Vida de bebê não é fácil", resume a psiquiatra Maria José Franklin Moreira, que foi coordenadora do setor de Saúde Mental da Criança, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). "Ele chora porque sente calor e a mamãe oferece o peito imaginando que o choro é de fome, ou está louquinho para descer do colo e o papai insiste em balançá-lo porque pensa que é manha de sono e quer fazê-lo dormir". Em situações como essas, a criança tem todo o direito de ficar irritada e manifestar isso do único jeito que pode: abrindo o maior berreiro, jogando coisas no chão, mordendo a mamãe ou dando um tapa no nariz do papai. Mas as coisas não precisam chegar a esse ponto. Mesmo que ainda não tenham desenvolvido a expressão verbal, bebês se comunicam o tempo todo com o corpo e as expressões faciais. "Mamães atentas, sintonizadas com seus filhotes, têm mais facilidade em interpretar as sinalizações de desconforto e resolvem o problema antes que o pequeno comece a bufar de raiva", explica Maria José.