quinta-feira, 28 de junho de 2007

Os bebês agradecem!


Licença-maternidade de seis meses ganha apoio do Procurador da República

A luta pela licença-maternidade de seis meses conquista mais um aliado. O procurador-geral da República, Dr. Antônio Fernando Souza, acaba de se comprometer com a iniciativa, garantindo que facilitará sua implantação nas instâncias em que atua. A campanha "Licença-maternidade: seis meses é melhor!" ganha, a cada dia, novas adesões. A proposta – dirigida inicialmente à iniciativa privada – foi idealizada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Dr. Dioclécio Campos Jr. e endossada pela OAB nacional.

Saber Mais:
Licença-maternidade: seis meses é melhor!

Tudo o que a gestante pode fazer ...

Gravidez, normalmente, é um período saudável da vida da mulher. Mas há restrições que não podem ser esquecidas. Principalmente, quando o assunto é trabalho. Seja o doméstico ou o fora de casa, o importante é não exagerar, respeitar as limitações e, acima de tudo, seguir direitinho os conselhos do seu médico. Para facilitar a vida das gestantes, o obstetra Pedro Octavio de Britto Pereira, da Casa de Saúde São José, responde às perguntas mais recorrentes em relação ao que a grávida pode ou não na hora de pegar no pesado.

O que você pode fazer em casa e no trabalho...AQUI

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Palpite demais


Uma das maiores angústias das grávidas é o mar de palpites, opiniões e conselhos que surgem a todo o momento durante a gestação e se estende pelos primeiros anos da vida do bebê. É saber da gravidez e, pronto, começam a exposição: sua barriga torna-se pública, todos querem acariciar/“tocar” no bebê e dar palpites na sua vida (e na do bebê, claro). Estranhos ficam íntimos em segundos. Desde sua empregada até seu chefe. Todos se tornam mestres em gravidez, graduados e pós-graduados. Você escuta o palpite, sorri, quer matar um, mas, no fundo, entende a boa intenção. Será?

Nota: De acordo com o ginecologista e obstetra Dr. Eduardo Motta, de São Paulo, é importante dizer que as pessoas fazem isso porque demonstram interesse, ou seja, a intenção é boa. “A grande questão é que a experiência de uma gestante não se aplica a outra, cada uma tem um jeito e uma dinâmica diferente e deve respeitá-la”, conta ele.

Fonte

Moda gestante


segunda-feira, 25 de junho de 2007

Ju, você já tomou leite hoje??


Depois de saber que nessa fase se forma a arcada dentária e o esqueleto...a cada 10 minutos Eduardo pergunta "Ju, você já tomou leite hoje??" hehehe

Fonte da imagem: ABLV

sábado, 23 de junho de 2007

8 semanas
















Oi todo mundo,


aí vão umas fotos da minha barriga que cresce a cada dia, neste sábado completo 8 semanas de gestação :). beijos a todos!

8ª semana - Minha Gravidez Semana a Semana

O embrião chegará a 20mm esta semana e pode pesar quase 3g. Haverá um rápido crescimento nas próximas semanas. As partes mais importantes já estão formadas, mas ainda não funcionam. Elas ainda crescerão e ficarão mais especializadas. Formam-se os dentes e músculos faciais. Braços e pernas estão se alongando e os dedos estão visíveis. No caso dos menininhos, o pênis começa a aparecer e o esqueleto a se ossificar. A mamãe pode sentir dor na parte inferior do seu abdome por causa do crescimento do útero ou de sua contração. O útero cresce, mas ainda não é perceptível por fora. Enjôos e azias ainda podem aparecer. Toxoplasmos: É uma doença transmitida por fezes de gatos e pombos. Não traz prejuízos para a mamãe, mas pode causar problemas de visão, fígado e atrofia cerebral no bebê. Faça exames antes de engravidar ou quando descobrir a gravidez para se fazer as prevenções possíveis. Se estiver tudo bem, previna-se da toxoplasmose lavando sempre bem as mãos e comendo alimentos bem cozido.

Clique aqui para acessar o Guia do Bebê

sexta-feira, 22 de junho de 2007

segunda-feira, 18 de junho de 2007

7ª semana - Minha Gravidez Semana a Semana

Nesta semana há um crescimento rápido. Ao fim da sétima semana o embrião pode chegar a 13mm e pode pesar 0,8g. Pulmões, rins e órgão sexual interno estão quase formados. São perceptíveis à ultrassonografia endovaginal os olhos, orelhas e boca. O coração bate a 150 batimentos por minuto e já faz circular sangue pelo corpo. O cordão umbilical desenvolve-se e a placenta está pronta. Os primeiros movimentos começam, mas ainda não são sentidos pela mamãe. Mudanças no corpo da mulher ainda não são notadas pelas outras pessoas. Há o fechamento da passagem do colo do útero que tornará a abrir na hora do parto. Se a prisão de ventre for muito incômoda, tome muito líquido e coma alimentos ricos em fibras.
Exames extras: Existem exames específicos que servem para descobrir se há algum risco de o bebê nascer com problema genético ou congênito. São exames escolhidos dependendo da idade e saúde materna e do histórico familiar do casal. Converse com seu médico e verifique se são necessários para você.

Clique aqui para acessar o Guia do Bebê

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Alôoooo família!


Não basta ser vó, vô, tio, tia...tem que participar :)

terça-feira, 12 de junho de 2007

6ª semana - Minha Gravidez Semana a Semana

O tamanho do embrião é de 4mm. A medida é feita por ultrassonografia endovaginal, da cabeça ao bumbum, pois o bebê permanece encolhido em forma de "C" e não é possível medir por inteiro. Na última semana de gestação citaremos a medida total.
O coração, um minúsculo tubo, já começa a bater. O cérebro cresce. Nesse período tem que tomar muito cuidado com seus hábitos e alimentação. Partes importantes estão se desenvolvendo e más formações podem acontecer. Coração, pulmões, fígado, intestino e rins estão se desenvolvendo. O tubo neural (parte que liga o cérebro com a coluna vertebral que está sendo delineada) se fecha. Características da face começam a aparecer. Brotos dos membros superiores e inferiores estão em fase de formação. A mãe pode notar que a cintura aumentou um pouco. É normal a futura mamãe se enjoar muito, não comer direito ou vomitar, podendo perder peso, mas algumas mulheres já começam a ganhar algumas gramas ou até quilo. Enjôos ainda são freqüentes, azias e prisão de ventre podem aparecer como desejos por alguns alimentos e repulsas por outros. Cuidados com o peso: Desde o início da gravidez é preciso muita atenção com a alimentação. É ela que garantirá o ótimo desenvolvimento e crescimento fetal. Mas boa alimentação não quer dizer "comer por dois!". Um ganho de peso exagerado aumenta as chances de sua gestação desenvolver complicações para você e seu bebê até durante o parto. Portanto, procure ganhar em torno de 1 a 1,5 quilo por mês. Faça refeições balanceadas ricas em nutrientes, como cálcio, vitaminas, ferro, magnésio, iodo e zinco. Beba muito líquido, de preferência água. Cuidados também para a mamãe que enjoa muito e chega a vomitar. Perda de peso é tão perigoso quanto exagerado ganho. Nos dois casos, procure sempre seu médico para pedir orientações.

Clique aqui para acessar o Guia do Bebê

Presentes para o baby


Oi mainha, tirei umas fotos dos presentes que o baby já ganhou do pessoal aqui do trabalho :) vê aí!

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Vovô Flávio e seu cachorrinho gaúcho!

domingo, 3 de junho de 2007

Nomes??


Quanto aos nomes estamos pensando:
Pedro / João Pedro ou Luísa / Maria Luísa


sexta-feira, 1 de junho de 2007

Re -Maaaaeeeee


Mainha,

Fui a uma médica na quarta, indicada por uma colega do trabalho. Essa médica é de Santo André (cidade vizinha) e ela disse que no hospital que eu quero (o melhor hospital que o plano cobre aqui em São Bernardo) ela não vem de madrugada, né lasca? E se eu precisar de madrugada? Aí marquei consulta com outro médico pro fim de junho.
A primeira ultrasonografia será em julho. Ahh, a data prevista pro parto é 5 de fevereiro (terça de carnaval hehe)
Acho que será mesmo paulistinha já que eu vou fazer o pré-natal aqui, com um médico daqui e não dá pra viajar de avião com barrigão, né?. Mas, como disse uma amiga que é paulista, mas mora em Recife há muitos anos "se preocupa não Ju, eu sou paulista, mas sou legal" :)
Estou entrando na 5ª semana e pelo que li o embrião ainda é do tamanho de um grão de arroz hehe. Até agora não enjoei nada (tu enjoo na gravidez?).


Bjos

Re- filhinhaaaaaaaaaaaaa

(casa da vovó Helena)

Juju,

A minha ficha ainda não caiu (rssss). Vou fazer um almoço da vovó!!!! Euforia, choro... É assim mesmo depois vc acostuma que só vai chorar quando sair da barriga. De saudades! Estou muito feliz por vcs. Resta saber se meu neto será gaúcho, paulista, pernambucano

ou paraibano???

Já escolheu o nome? Se for menina acho que deve
ser Helena (rsss)

Beijinhos
Vovó (sem noção...)