quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Movimentos do bebê e bem estar fetal


Olha aí Pedrinho brincando na barriga da mamãe :)


O bebê se mexe desde o período embrionário, ou seja, desde as primeiras semanas da gestação. No entanto, como ele é muito pequeno, não é possível notar sua movimentação. Através do exame de ultra-som é possível observar o bebê se mexendo.


A partir de 16 a 20 semanas, dependendo de cada mãe, é possível perceber a movimentação fetal. As mulheres grávidas pela primeira vez normalmente notam mais tardiamente os movimentos do bebê quando comparadas àquelas que já estiveram grávidas antes.

À medida que a gestação evolui, os movimentos do bebê se tornam mais evidentes e freqüentes. A movimentação fetal é normal, portanto não há razão para se preocupar com o bebê que “mexe demais!”.

O bebê saudável, com energia e nutrientes suficientes para o seu bem-estar, mexe bastante. Tendo períodos do dia em que a movimentação é mais comum e outros períodos em que o bebê fica mais quietinho (momento este em que ele está dormindo).

É sempre importante lembrar que não existe um padrão de movimentação fetal considerado como ideal e, como uma criança é diferente de outra, um bebê pode mexer menos que outro sem que isto queira dizer que ele não seja tão saudável quanto o outro, ele é apenas diferente.

Com a aproximação do final da gestação, é normal a mãe referir que seu bebê não mexe tanto quanto antes, o que se justifica pelo fato de não haver mais tanto “espaço” no útero para que o bebê se movimente. Os pais devem conversar com seu bebê, pedindo para ele se movimentar...

Dessa forma, normalmente o bebê se mexe, acalmando os pais! Porém, qualquer dúvida quanto à diminuição da movimentação fetal deve ser conversada com o obstetra, é muito importante que ele saiba quais são suas dúvidas para que ele possa avaliá-las e tomar as providências que ache necessário.

CPDT - Centro Pré-Natal de Diagnóstico e Tratamento


PUBLICIDADE





8 comentários:

Maria José disse...

Olá,
Passei por aqui e adorei o teu blog, estamos quase do mesmo tempo de gravidez.
Muitos Parabéns pela gravidez, es está com uma linda barriguinha.
bjs

Anônimo disse...

Olá, como passaram o Natal? Bem, espero!
As fotografias estão lindas, vê-se mesmo os saltos do Pedro na barriguinha!
Beijinhos, Sofia, Pedro e Joana

Raquel disse...

Oie Juli...muito legal as fotos...achei o máximo

curta mesmo a gravidez...passa muito rápido

bjs e um Feliz Ano novo

Santa disse...

Que lindão!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Uma graça o Pedro se mexendo assim...Fotos lindas! Um super 2008, cheio de saúde, felicidade e sonhos realizados! No próximo fim de ano estaremos c/ nossos bbs nos braços fazendo folia!! Bjokas!!!

© | TéTé £ XαVιєR | disse...

O teu Pedro está a preparar-se para o reveillon e já começou na dança!
É fantástico né?
Desejo-te um FELIZ 2008 com a realização de todos os teus sonhos!
Beijos.
Tété

Anônimo disse...

hahaha

eu adoro essas fotos assim!

O movimento do bebê na barriga foi o que mais senti falta depois da gravidez!

Caroline disse...

[i]muiiito liindo seu beb mexe viuu adoreii meu bebe mexiia asim tbm e muito sou novinha msi ja tenho um filho elee tbm se xama pedro